6 mitos sobre ingestão de água

Na(s) categoria(s):

Cerca de 60% do corpo de um adulto é composto por água. Em crianças essa taxa chega a 80%.

Os principais benefícios e funções da água são:

  • A água é o principal componente das células;
  • Age na estrutura e função do sistema circulatório;
  • Regula a temperatura corporal;
  • Transporta todas as substâncias e nutrientes pelo corpo;
  • Elimina substâncias tóxicas ou em excesso;
  • Ação lubrificante em órgãos e articulações.

Então é de suma importância a ingestão de água diariamente. Entretanto, essa hidratação precisa ser realizada adequadamente!

Para poder te ajudar nessa tarefa, separamos 6 mitos sobre ingestão ideal de água e o que é certo e errado.

  1. Beber 2 litros de água por dia
  2. Beber muita água de uma só vez
  3. Beber apenas quando tem sede
  4. Beber a quantidade insuficiente de água
  5. Achar que beber água engorda
  6. Confundir sede com fome

1. Ingerir 2 litros de água por dia

Esta recomendação pelo consumo diário de dois litros de água é antiga e ainda muito difundida.

Menos conhecida mas também muito recomendada é a “regra 8×8”, que inclui a ingestão de oito copos de 240 ml de água diariamente também é usada para determinar a quantidade ideal da bebida. Esta última foi elaborada pelo Comitê de Nutrição e Alimentos do Conselho Nacional dos EUA na década de 1940. No entanto, não há respaldo científico.

A Dra. Andrea Pio, nefrologista e diretora da secretária geral da Sociedade Brasileira de Nefrologia, o grande erro desta recomendação é pressupor que todas as pessoas são iguais e mantêm os mesmos estilos de vida.

Também não é considerada a condição climática. Pessoas que vivem em regiões mais quentes, por exemplo, precisam de mais água e sentem mais sede ao longo do dia. Por isso não existe uma recomendação oficial sobre a quantidade de água que devemos ingerir diariamente.

Um bom indício de desidratação é prestar atenção se a boca seca frequentemente e indica uma rotina errada no consumo de água. Segundo os especialistas, isso é mais comum na terceira idade e na infância. “Idosos e crianças acabam se desidratando porque esquecem de beber água no dia dia”, afirma Decio Mion, nefrologista , professor livre docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Porém, caso a pessoa deseje ter uma orientação, a especialista recomenda uma indicação média de 35 ml por quilo. Com este número, um indivíduo que pesa 70 kg precisaria de um pouco mais de 2,4 litros de água por dia

Tenha sempre água pura e na temperatura que você deseja

Cuide da Saúde do seu Purificador Everest

Somos Assistência tácnica Autorizada Everest

Substituição do elemento filtrante todas as peças substituídas são peças originais de fábrica, as mesmas ao serem substituídas são entregues ao cliente para serem inutilizadas, ou as mesmas são retiradas para reciclagem.

Desmontagem do bebedouro troca das duas torneiras, azul e branca, tubulação interna ( niples oring, nylon, PP, mangueira de silicone e elemento filtrante) todas as peças substituídas são peças originais de fábrica, as mesmas ao serem substituídas são entregues ao cliente para serem inutilizadas.

2. Beber muita água de uma só vez

Ok. Você já sabe quanta água deve ingerir diariamente. Mas não adianta beber tudo de uma vez para economizar tempo.

Ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde.

Beber muita água num curto espaço de tempo pode diluir muito rapidamente a concentração dos eletrólitos na corrente sanguínea, principalmente o sódio ,podendo levar nosso corpo à hiponatremia, uma alteração metabólica caracterizada pela baixa concentração de sódio em nosso sangue.

A hiponatremia pode causar mal-estar, tontura, vômitos, tremores, dores abdominais e até parada cardíaca. Dessa forma, o recomendado é beber água aos poucos e várias vezes ao dia, para que não haja nenhum prejuízo para o nosso corpo.

Por isso é importante ter sempre disponível água de boa qualidade, seja um purificador ou uma garrafa de água.

3. Esperar ter sede para beber água

Beber apenas quando está com sede é outro mito. A sede, na verdade, é um sinal de alerta emitido pelo nosso corpo indicando que já passou da hora de beber água! Isso não é saudável, uma vez que mostra que o organismo está no seu limite, podendo acarretar a desidratação.

O ideal é criarmos mecanismos que nos acostumem à ingestão de água, como por exemplo, ficar com uma garrafinha de água sempre por perto ou estipular horários para beber o líquido.

4. Beber o mínimo de água

Algumas pessoas se esquecem de beber água e sem perceber passa horas sem se hidratar?

Isso é muito comum e pode acontecer, principalmente no inverno. A razão disso é que, por essa ser uma estação fria, nosso corpo reage nos fazendo sentir menos sede.

Assim como o excesso, a escassez de água faz mal ao nosso organismo.

Sinais de alerta de desidratação são a cor e os aspecto da sua urina – se estiver amarelada e pouco volumosa, podem ser indicativos de que você está desidratando.

A baixa ingestão de água pode provocar dores de cabeça, falta de concentração, nervosismo e cansaço, além de ocasionar doenças renais, problemas respiratórios, excesso de peso, dentre outros.

5. Beber água engorda

Um mito bastante comum, é pensar que o consumo de água pode levar ao ganho de peso. Na verdade, uma boa hidratação pode, inclusive, auxiliar no processo de emagrecimento.

De acordo com um estudo feito na Universidade da Vírginia, nos Estados Unidos, as pessoas que bebem dois copos de água antes das refeições comem menos. Isso ocorre porque os mesmos hormônios da saciedade são liberados pelo estômago e, consequentemente, temos maior controle sobre o apetite.

Outro aspecto que a boa hidratação pode trazer é a melhora da circulação sanguínea, evitando inchaços e retenção líquida.

6 . Sede é diferente de fome

Sim! Nosso cérebro pode confundir a fome com a sede. Mas, por que isso acontece? É porque essas duas sensações ativam o mesmo local em nosso cérebro: o hipotálamo. Assim, em alguns momentos elas podem ser facilmente confundidas.

Precisamos saber diferenciar a necessidade de beber água e a de nos alimentar. Para tal, indicamos o seguinte truque: caso pense estar sentindo fome, beba um copo de água. Se a sensação passar, você não estava com fome, era apenas sede! Mas, se você continuar com vontade de se alimentar, aí sim é fome.

Agora que você conhece os principais mitos sobre ingestão e hidratação, que tal cuidar da qualidade da água que você bebe?

Solicite o contato de um especialista preenchendo o formulário abaixo e ajudaremos a escolher a melhor opção para sua casa ou empresa.