10 respostas para acabar com suas dúvidas sobre purificação de água!

Na(s) categoria(s):

Entre os elementos mais importantes para nossa sobrevivência, a água toma um lugar especial no pódio. Seus benefícios afetam tanto nossa saúde quanto estética e rotina.

Para tornar o uso desse elemento ainda mais prático e seguro, contamos com filtros e purificadores, que tem como objetivo melhorar a qualidade da água que consumimos.

A popularidade dos aparelhos vem crescendo entre os lares brasileiros, mas questionamentos ainda parecem rodear o assunto quando se trata de benefícios e cuidados. Nós, da Filtros de Água VIP, selecionamos algumas das principais perguntas para acabar de vez com suas dúvidas!

1. A água potável de casa não é realmente limpa?! Por que é importante tratá-la?

Apesar de passar por diversos tratamentos para nosso consumo, a água potável que chega até nossas casas pode contaminar-se novamente em seu caminho pelas tubulações e caixas d’água, que nem sempre recebem os devidos cuidados. É ai que filtros e purificadores entram em ação: Impedindo que acabemos por ingerir resíduos de terra, ferrugem, compostos químicos e outros contaminantes, os aparelhos fazem grande diferença em nossa procura por manter uma vida saudável, uma vez que o consumo a longo prazo de certos componentes encontrados na água contaminada, como bactérias, parasitas e pesticidas, podem causar mal estar e, em casos extremos, como a ingestão de cloro e fluoreto, câncer.

2. São esses resíduos contaminantes que deixam um gosto estranho na bebida?

Sim, a água contaminada pela sujeira pode adquirir gosto anormal e até mesmo uma coloração não muito convidativa. Filtros e purificadores ajudam a manter longe a experiência desagradável de procurar por um refresco e ser surpreendido por um sabor desagradável. Além disso, é possível controlar a temperatura em que a água será servida, deixando no passado as horas perdidas esperando a jarra cheia gelar!

3. Mas filtro e purificador são a mesma coisa?

Não! Os filtros de água são produtos mais simples que funcionam a partir de uma vela central que retém impurezas, como uma peneira. Uma de suas vantagens é que o aparelho não necessariamente precisa utilizar energia elétrica, mas não elimina com tanta eficiência bactérias e compostos químicos, tendo como foco principal resíduos como a sujeira. Já os purificadores trazem, além do elemento filtrante principal, outras vantagens extras que os tornam mais eficientes.

4. Qual o diferencial do processo de purificação?

Como citado no tópico anterior, o aparelho de purificação conta com vantagens extras na limpeza da água que chega até nosso lar. Além da Filtração, etapa que retém impurezas como ferrugem, areia e barro, o processo é complementado pela Esterilização, onde o aparelho inibe a proliferação de microrganismos no seu interior, eliminando fungos, vírus, micróbios, e bactérias, e a Adsorção, fase final onde elimina o cloro e outros metais encontrados na água.

5. Qual deles devo escolher?

Agora que sabe a diferença entre os dois, deve estar se perguntando qual seria a melhor escolha para você. Para tomar essa decisão é preciso analisar muito mais que apenas preços. É claro que o aparelho deve encaixar-se nas condições econômicas do comprador, sendo o filtro uma opção mais acessível, mas é importante analisar também as exigências que o local de sua moradia ou empresa fazem. O purificador, por exemplo, se mostra mais necessário em áreas de contaminação, como em locais onde enchentes e vazamentos são corriqueiros. Caso esteja procurando por uma avaliação mais profunda, entre em contato conosco clicando aqui!

6. Serve só para água que vamos beber?

Apesar dos holofotes estarem sobre a água que ingerimos, os aparelhos de filtragem e purificação podem ser usados para proteger a casa toda! Mangueiras, chuveiros, lavanderia… Existem variados modelos para manter os diferentes ambientes e tarefas livres de contaminação, uma vez que o contato com os resíduos indesejados na água pode ter suas consequências também.

7. Aposto que existem ainda mais benefícios!

E existem mesmo! Os benefícios se estendem além da saúde e percorrem o financeiro, a estética e a preservação do meio ambiente. Aparelhos de filtragem e purificação são práticos, fáceis de instalar e super charmosos, ocupando pouco espaço de seu ambiente. O custo-benefício cobre os gastos da compra mensal de galões e garras d’água, e a natureza agradece pelo plástico poupado!

 8. Como devo escolher meu purificador ou aparelho de filtragem?

É importante se manter atento! Não se esqueça de checar a data de validade do produto e se ele possui o selo do INMETRO, que garante a qualidade de aparelhos de filtragem e purificação desde 2011. Caso sejam encontrados ou comercializados produtos sem o selo, o aparelho é confiscado e o estabelecimento penalizado.

 9. O que é necessário para que um purificador seja aprovado?

Para que o aparelho conquiste o selo do INMETRO ele deve demonstrar ser capaz de reter cloro, filtrar impurezas e eliminar bactérias.

10. Quais cuidados devo tomar com meu aparelho?

Assim como todo aparelho doméstico, filtros e purificadores necessitam de cuidados para que seu funcionamento se mantenha positivo e seu tempo de vida seja prolongado. A saída de água de ambos deve ser limpa com cotonete umedecido com álcool ou água sanitária e o refil do purificador trocado a cada seis meses. Já o filtro deve ser limpo com água por volta do mesmo período de tempo para nos livrarmos da sujeira acumulada. Os aparelhos vem com instruções de limpeza e manutenção mais elaborados e empresas como a Filtros de Água VIP oferecem serviços de pós venda em manutenção preventiva, troca de refil ou cartucho e instalação dos purificadores de água para sua comodidade e segurança.